Tributo à Mãe Natureza

Tributo à Mãe Natureza
Pelas águas limpamos nossos corpos e nossas almas; com a água, nossos espíritos se nutrem...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Capítulo V (parte 1)

Alejandro já se cansara das cobranças de Valéria. A princípio, o jeito extravagante da garota até que lhe despertara o interesse, e sua fogosidade na cama também estimulava sua paixão por ela. Mas, decorrido bem pouco tempo, seu linguajar chulo – com muita gíria e palavrões – deixou de ser folclórico e passou a ser grosseiro, em sua concepção de artista.

Acostumado a ter a seus pés mulheres ricas, belas e cultas, que lhe custeavam a satisfação de todos os seus desejos, o pintor se questionava por que aquela mulher o atraíra. Contudo, passada a curiosidade inicial – sim, só podia ser isso que o induzira a se tornar seu amante –, a vulgaridade da moça tornou-se incômoda, e ele começou a evitá-la.

Recorrendo mais uma vez aos trabalhos do pai-de-santo, “seo” Jurandir, Valéria teve de escolher, entre os amantes, a quem pretendia “deixar amarrado”, e ela optou por Alejandro, pois o artista estava preparando uma exposição que, segundo seu marchand, seria um sucesso. Para a moça, estava na hora de o pintor devolver-lhe, com juros, o investimento que fizera nele.

Assim, numa manhã em que a sorte sorriu para Alfredo – que se livrava de uma peste, sem nem mesmo dar-se conta disso –, Valéria fez suas malas e carregou tudo o que pôde do apartamento do amante, dirigindo-se ao ateliê de Alejandro. O que ela não esperava, porém, é que fosse encontrá-lo ao lado de Sophia, a proprietária do imóvel que ele ocupava e uma de suas “financiadoras”.

“O que você quer aqui?”, perguntou o artista, ao ver as malas que Valéria carregava. Desconcertada pela presença da outra mulher, ela apenas gaguejou: “Bem... pensei que poderia vir morar com você...”, e mais não disse, intimidada pela gargalhada de Alejandro. Dardejando chispas de ironia com os olhos, ele foi bem sarcástico com ela ao comentar: “E o que lhe deu a idéia de que era isso o que eu queria?”

Dessa vez, foi Valéria quem ficou sem entender nada. “Como a magia do ‘seo’ Jurandir funcionou tão bem com o Alfredo, mas não dobrou a vontade de Alejandro?”, queria saber. O que não desconfiava é que a falta de sentimentos do artista com relação a ela o tornara imune a seus feitiços – bem como a vigilância espiritual que Sophia exercia sobre o rapaz.