Tributo à Mãe Natureza

Tributo à Mãe Natureza
Pelas águas limpamos nossos corpos e nossas almas; com a água, nossos espíritos se nutrem...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Receitas originais


Um amigo comentou comigo a respeito de receitas que, originárias de terras africanas ou da cultura indígena brasileira, são conhecidas como "comidas de santo" e, por isso mesmo, bastante utilizadas em rituais de Umbanda e Candomblé nas obrigações para os orixás.

Independentemente dessa finalidade, contudo, muitos pratos do nosso cardápio tiveram a mesma origem, apesar do nosso desconhecimento de tal fato. E acredito eu, da mesma forma que este meu amigo, que não há empecilhos (afora os de preceito espiritual, seguidos pelos filhos de santo) para que essas gostosuras não façam parte da nossa mesa, no dia-a-dia.

Assim, vou passar para todos algumas dessas receitas, e que cada um analise e chegue a suas próprias conclusões...

Acaçá de Milho
É o conhecido acaçá de fubá de milho. Os ingredientes utilizados (para uma pessoa) são os seguintes: uma xícara de fubá de milho (branco ou amarelo), uma xícara de água, sal, uma colher (sopa) de azeite de dendê, 100g de carne seca ou torresmo (toucinho frito), uma cebola picada, alho e um tomate.
Como preparar: misturar o fubá com a água fria e o sal. Aquecer o azeite e depois juntar o fubá; deixar cozinhar até chegar ao ponto de uma pasta grossa, mexendo (de preferência) com colher de pau. À parte, picar a cebola, o tomate e o alho e refogar no azeite de dendê. Picar a carne seca ou o toucinho, fritar e juntar o tempero refogado. Colocar por cima da polenta já pronta e servir.

Agora, para saber se fica bom, o jeito é experimentar, não é mesmo?... (rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário