Tributo à Mãe Natureza

Tributo à Mãe Natureza
Pelas águas limpamos nossos corpos e nossas almas; com a água, nossos espíritos se nutrem...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ervas e plantas que curam


As informações que serão apresentadas nesta e em outras postagens fazem parte de um conjunto de princípios naturalistas, de pesquisas científicas, de publicações em livros, de exibição em canais de TV e em tradições populares e religiosas que foram compiladas por um grande amigo meu, o sacerdote de Umbanda Brasão de Freitas.

Como todos sabemos, os vegetais não são apenas alimentos ou os responsáveis pela fotossíntese, que nos fornece o oxigênio de que tanto precisamos para viver, mas também são medicamentos naturais. Nesta última concepção, contudo, sua prescrição só pode ser feita por profissionais que possuam curso superior em ciências médicas (tais como médicos, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos).

Mas, para nosso conhecimento, tudo o que for dito aqui sobre ervas e plantas é fruto de pesquisas científicas - realizadas por botânicos, biólogos, engenheiros genéticos, farmacêuticos etc. - e também da tradição oral dos nossos antepassados, da crendice popular e do uso místico efetuado pelos sacerdotes das mais variadas religiões. (Vale lembrar que, na Antiguidade, eram os sacerdotes que ministravam os remédios à população.)

ABACATEIRO – A polpa do abacate é riquíssima em vitaminas e, hoje, é muito usada no âmbito da cosmética em forma de cremes ou loções rejuvenescedoras.
A infusão das folhas secas constitui um chá diurético, de gosto bom, que tem ação sobre o fígado, os intestinos e os rins, provocando neste o aumento da diurese, facilitando a eliminação de cálculos renais, diminuindo os edemas renais e baixando a pressão arterial.
O chá do caroço é bom para disenterias e serve como tônico do couro cabeludo.
As cascas são vermífugas e eficientes contra a diarréia e hemorragias.
Os botões das flores são considerados afrodisíacos e muitas vezes foram empregados no tratamento dos órgãos genitais femininos.
Obs.: Usar folhas somente quando secas, pois quando são verdes causam palpitações, prejudicando o coração.

Segundo a crendice popular, as folhas em infusão servem para banhos que acalmam pessoas agitadas, equilibrando as emoções. A fruta, como um todo, junto com as folhas e brotos, é usada ritualisticamente para atrair riquezas materiais.

Botânica oculta – Erva pertencente ao orixá Oxum e regida pelo signo de Virgem. Usada em banhos ritualísticos e em defumações para atrair o amor, a beleza, a doçura e a riqueza, ou para descarregar o ódio, a frieza, a pobreza e o despeito. É também muito usada na Terapêutica Estética Mística.

Um comentário:

  1. Excelente post !! Estarei divulgando para amigos ! Parabéns !

    http://www.ervasmedicinaiscuram.com/

    ResponderExcluir